|
Os Oráculos da Internet - série de reportagens de Sérgio Charlab, sobre os instrumentos de busca da Internet, conforme publicado na sua coluna "Ciberespaço", do Jornal do Brasil, e que o mesmo, gentilmente, nos autorizou a reproduzir, em DICAS da Semana.
Os Oráculos Digitais: Infoseek (Tutorial, parte 7)
A linguagem de busca do Infoseek é semelhante a do AltaVista. Você pode
usar aqueles sinais de mais (+) e menos (-) para especificar palavras
que "devem" e não devem" aparecer nos resultados. Exemplo: fernando
+henrique; fernando -collor.
Mas vamos agora ao Infoseek Ultra,
anunciado como mais eficiente que o AltaVista, Lycos, Excite e HotBot.
Clique no botão "special" abaixo do logotipo do Infoseek Ultra e veja
quantas opções incomuns, mas interessantes, de busca. Você pode saber a
popularidade de um site (medida pelo número de páginas que a ele fazem
referências); avaliar quantas páginas de um site estão registradas no
Ultra; procurar um site por um pedaço de uma URL (coloquei para procurar
por ".br" e achei quase 50 mil URLs, a maioria, claro, brasileiras);
localizar um site pelo "título"; e ainda procurar imagens e "applets"
Java.
O Infoseek Ultra tem uma série de características que tornam,
teoricamente, as buscas mais precisas. Quando usamos duas palavras que
iniciam por maiúsculas, como Sérgio Charlab, ele conclui que deve tratar
a busca como uma "frase", e portanto não é necessário colocar as aspas
tradicionais. Duas frases separadas por vírgula resultam numa excelente
busca. Lembre-se que uma frase é sempre melhor do que várias palavras, e
três palavras, por exemplo, são melhores do que duas. E não se esqueça
de colocar em maiúsculas aquilo que for em maiúsculas. É sempre a mesma
regra: pense um pouquinho antes de sair procurando.
Também é divertido avaliar as respostas que aparecem a partir de uma
busca "natural"; ou seja, quando você simplesmente escreve o que deseja
achar. Exemplo: "Pentium 166 multimídia" ou "mulher bonita no Brasil".
Boa sorte! Um leitor ficou preocupado com as dicas que eu dei aqui, numa das semanas anteriores, sobre como fazer para que uma página seja catalogada com destaque no AltaVista, de modo que surja entre as primeiras como resposta após uma busca. A sensação que tenho é de que não há nada que se deva esconder. Exatamente para evitar isso é que o Ultra, por exemplo, tem um algoritmo original que é capaz de identificar quando alguém "tenta enganá-lo". Se você faz uma home-page sem conteúdo, mas dá a ela o título de "Sexo no Brasil", escreve uma meta tag dizendo que a página é sobre sexo e ainda escreve 100 vezes a palavra sexo nas primeiras linhas de texto da página, o AltaVista julgará que você é autoridade na matéria, mas o Ultra, esperto, percebe que você quer enganá-lo e não classifica sua página. Na Internet, a lição que aprendo, é que inteligência se vence com inteligência e trabalho, e não com segredos e censura.
Esta foi a sétima parte da série tutorial sobre os mecanismos de busca e
indexadores da Internet. Envie e-mail para charlab@charlab.com.br e peça
as partes deste tutorial que você perdeu. Ainda há muita coisa pela
frente e eu não faço idéia de quantas partes este tutorial terá. Mas sei
que na semana que vem falarei de alguns oráculos verdes e amarelos, em
português, brasileiríssimos, como o Bookmarks e o Argos.
Apareça aqui. E chame os amigos. Dominar o uso das técnicas de busca
nestes "oráculos digitais" é a melhor estratégia para quem quiser
sentir-se à vontade com a Internet.
|