Os Oráculos da Internet - série de reportagens de Sérgio Charlab, sobre os instrumentos de busca da Internet, conforme publicado na sua coluna "Ciberespaço", do Jornal do Brasil, e que o mesmo, gentilmente, nos autorizou a reproduzir, em DICAS da Semana.
Os Oráculos Digitais: Infoseek (Tutorial, parte 6)
Você não está cansado dos "Oráculos Digitais", está? Eles são a
quintessência da Internet. Sem eles, você e eu ficamos olhando para a
tela sem saber onde ir. Mas já que usei esta palavra algo incomum -
quintessência -, é hora de escrever sobre o Infoseek, também chamado de Infoseek Guide em
http://guide.infoseek.com, cujas várias atrações o tornam uma barraca
de feira semelhante a do Lycos. (Como? Você não leu a parte 5 da semana
passada que tratava do Lycos? Você também não leu a parte 4? Perdeu a
parte 2? "Sim, sim salabim." Envie e-mail para charlab@charlab.com.br e
peça o que você perdeu. Não faz sentido escrever uma dúzia de colunas
numeradas para você ficar aí se lamentando que perdeu algumas delas.
Portanto, peça já! Passei duas semanas longe do computador e meus
ouvidos anseiam pelo "relinchar" dos modems negociando uma conexão; meus
dedos precisam de ginástica entre as teclas; meu mouse precisa de botões
para clicar. Mas não exagere, porque tenho também filhos e mulher para
abraçar.)
"Welcome to the quintessential place for finding quick facts!" diz uma
frase em meio ao Infoseek. Ali você encontra um pouco de tudo. E quando
não há resposta no Infossek, é hora de parcerias. Clicando na gaivota de
papel, no alto, onde esta escrito "Fast Facts", você encontra os
parceiros do Infoseek.
Em "E-mail addresses" você pode achar pessoas na Internet a partir do
nome completo ou apenas o sobrenome delas (neste caso, o parceiro é o
WhoWhere).
Em "Stock Quotes" você vê o valor das ações NASDAQ a partir do símbolo
das companhias. Procurei em "search for it" por "Infoseek" e achei o
símbolo "SEEK". Chequei e vi que as ações estão em US$ 9, mas chegaram a
US$ 16.50 no período das últimas 52 semanas. (neste caso, o parceiro é o
Quote.Com).
Em "Bank and Market Rates" existem uma série de taxas de investimentos
que se pode comparar por instituição (neste caso, o parceiro é o
BanxQuote).
Em "Company Directory" você pode procurar informações sobre 45 mil
companhias públicas e privadas dos EUA (neste caso, o parceiro é a
CompanyLink).
E em "Street Maps", claro, você obtém mapas de ruas nos EUA (neste
caso, o parceiro é a Vicinity).
Não satisfeito, o Infoseek ainda faz referência a outras ferramentas
úteis (http://guide.infoseek.com/Reference), variando de dicionários a
tutoriais HTML, passando por tabelas de conversões de medidas.
Ao estilo Yahoo!, o Infoseek é também um classificador. Sua página
principal apresenta vários temas e pode-se, por exemplo, clicar em
"Arts", "Computers" ou "Science" para então mergulhar em novos níveis de
classificação.
Pode-se fazer buscas por palavra-chave (clique no menu junto à janelinha
de busca) no World Wide Web, Usenet, Notícias e até FAQs existentes no
World Wide Web. Experimente procurar por "Brazil" em "Timely News". Até
o anúncio da página se adapta à sua busca.
Mas quando se fala em Infoseek - e é bom destacar logo que hoje o
Infoseek é gratuito -, geralmente é preciso falar bem. Especialmente
agora com o lançamento do Infoseek Ultra,
anunciado com "o local" para se encontrar resultados que importam. Eles
estão tão orgulhosos da capacidade do Ultra que afirmam ser possível
encontrar, por exemplo, "Sérgio Charlab" mesmo que eu digite como
palavra-chave "SergioCharlab" - assim mesmo, junto, sem espaço. Com
coisas assim, o sistema de busca do Infoseek Ultra se mostra ainda mais
refinado e poderoso que o do Altavista.
Mas o conceito que importa é o de "relevância e precisão". Na comparação
com AltaVista, Lycos, Excite e HotBot, o Infoseek Ultra (segundo eles
mesmos, mas também pelos testes realizados por revistas especializadas)
é muito melhor ao oferecer em seus 30 primeiros resultados a melhor
"relevância e precisão". Faça o teste!
O Ultra se apresenta como o futuro das ferramentas de busca. É rápido
(responde a 1000 consultas simultâneas a partir de um banco de dados de
dezenas de milhões de documentos e uma Sun Enterprise Server 4000). É
grande (localizou 80 milhões de diferentes URLs e já catalogou 50
milhões delas). É correto (consegue manter fora de seu banco de dados
boa parte das URLs que estão nos demais mecanismos, mas que já não
funcionam). É atual (tem um mecanismo que vasculha o World Wide Web
segundo algoritmos que indicam quais as chances de algumas páginas serem
mais frequentemente atualizadas que outras).
Como de hábito, quando falo de um mecanismo interessante, vou deixar a
você a chance de experimentá-lo durante uma semana. Na próxima terça vou
escrever de forma prática as múltiplas possibilidades de busca do Ultra
e a linguagem utilizada para obter os melhores resultados. Também há uma
ou outra coisa a mais para se falar sobre o Infoseek.
Dominar o uso das técnicas de busca nestes "oráculos digitais" é a
melhor estratégia para quem quiser sentir-se à vontade com a Internet.
Esta foi a sexta parte da série sobre os mecanismos de busca e
indexadores da Internet. Histórias verdadeiras, instrutivas ou
pitorescas, sobre o uso de mecanismos de busca são bem-vindas e devem
ser enviadas para meu endereço usual, charlab@ax.apc.org.
Ainda vamos falar de vários mecanismos - inclusive os brasileiros - e
softwares de busca. Se você está gostando, avise aos seus amigos da
Internet que o encontro é aqui.
* Sérgio Charlab (charlab@ax.apc.org) é editor-chefe de Seleções do Reader's Digest, colunista de "Ciberespaço" do Jornal do Brasil e autor dos livros "Você e a Internet no Brasil" e "O Seu Futuro Eletrônico".