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Os Oráculos da Internet - série de reportagens de Sérgio Charlab, sobre os instrumentos de busca da Internet, conforme publicado na sua coluna "Ciberespaço", do Jornal do Brasil, e que o mesmo, gentilmente, nos autorizou a reproduzir, em DICAS da Semana.


Os Oráculos Digitais: Lycos (Tutorial, parte 5)

As eleições já se foram e ninguém votou nele. E o slogan até que era bom: "If It's Out There, It's In Lycos" ("Se existe, está no Lycos"). Mas o Lycos tinha tudo para ser candidato. Como muitos políticos, o Lycos tem várias faces. Quem acompanha sua existência (foi um dos primeiros a aparecer neste competitivo setor dos "oráculos digitais") já viu pelo menos meia dúzia de tentativas de remodelação da página que está em http://www.lycos.com. Ora o Lycos se assemelha ao Altavista; ora ao Yahoo!. E recentemente mais parece uma feira livre (para não se perder, consulte o mapa do Lycos em http://www.lycos.com/sitemap.html).

Não se deixe enganar. O Lycos, um serviço gratuito desenvolvido na Carnegie Mellon University, e hoje chamado de Lycos, Inc., uma companhia aberta com ações negociadas em Bolsas de Valores (NASDAQ: LCOS), a despeito de padecer de falta de personalidade, é bom e poderoso. (Se bem que o valor de suas ações andava em US$ 12.25 embora tenha chegado ao máximo de 29.25 nas últimas 52 semanas.)

Vamos ver o que há por lá:

Um mecanismo de busca (claro, ora pois!), que vasculha respeitáveis 51 milhões de URLs, o que o coloca atrás apenas do HotBot e oferece arquivos de páginas com texto, sons, software, gráficos e video no World Wide Web. Não é pouco, e por isso mesmo é que o Lycos faz seu marketing afirmando que 41% de seus usuários não usam nenhum outro mecanismo de busca.
"Sites by Subject" é um superíndice por assunto, à semelhança do Yahoo! (que pretendo comentar numa das próximas colunas). Excelente para buscas a partir de um tópico.
"Point Review" é uma classificação do World Wide Web, via Point Communications, uma empresa que foi adquirida pelo Lycos. A Point Reviews faz críticas e dá nota às páginas e atividades no Web.
"Top 5% Sites" são as páginas classificadas e recomendadas para visita, por grandes temas. Excelente para quem não está em busca de informação específica, mas apenas disposto a encontrar páginas interessantes sobre assuntos pré-escolhidos.
Top News com um serviço de "últimas notícias" que, na verdade, é feito de referências às notícias de dezenas de fontes variadas e de ótima qualidade dentro do World Wide Web, nas áreas "Internacional", "Esportes", "Internet", "Negócios", "Tempo" e "Pessoas".
"City guide" é um banco de dados de 7.500 Web sites a partir de 400 cidades norte-americanas que você escolhe clicando num mapa dos EUA. Tudo organizado, com histórico das cidades e ordenação das referências (uma boa idéia para brasileiros)/
"Peoplefind" permite a busca de norte-americanos que estejam listados em catálogos telefônicos. Não encontrei nenhum "charlab", mas achei mais de quatro dezenas de "charlap" por lá. É como se você tivesse à mão, de uma só vez, todos os catálogos telefônicos dos EUA. Você recebe o nome, endereço e telefone. Clicando no endereço, você pode localizá-lo num mapa de ruas! E pode procurar endereços comerciais que fiquem a uma distância determinada do endereço da pessoa. O Shlomo Charlap, por exemplo, mora na 110 Ridge Ave; Passaic, NJ 07055-2419, e seu telefone é 201-473-6661. Vejo no mapa que a rua dele fica próxima de um tal de Third Ward Park e também dos cemitérios King Solomon, Menorah e Crest Haven. Sei que o Mcdonalds mais perto da casa dele fica a cinco milhas, na 485 Broadway, já na cidade de Paterson, NJ, porque a cidade de Passaic - sei também fazendo minhas pesquisas - não tem mais do que três pequenos restaurantes de Fast Food (e eu nem me surpreenderia se um deles fosse um fast-food de comida kosher...).
"Road Maps" permite a você localizar ruas em mapas a partir de domínios no World Wide Web. É bom para você saber de onde vem um e-mail. Só funciona para os EUA, mas eu fui capaz de obter um mapa do endereço da Association for Progressive Communications (que é a "apc" de "charlab@ax.apc.org").
"Pictures & Sounds" permite que você localize arquivos de som (wav, snd, ra, au) e imagem (gif, jpeg e mov). Usei a palavra "samba" e encontrei exemplos de samba em músicas e imagens.
"Software" leva o visitante para uma página com helpers e plugins para os browsers.

Fazer buscas no Lycos é simples. Escreva sua palavra-chave e escolha a opção de busca em "The Web", "Sounds", "Pictures" e "By Subject". Os resultados aparecem com notas, na verdade, pontos de um ranking que procura julgar a importância de cada página para sua busca específica. O Lycos considera o conteúdo dos títulos e uma seleção de 100 palavras e das 20 primeiras linhas da página para classificá-la. Clicando nas palavras "Custom Search", à direita de onde você preenche com palavras-chaves, a busca ganha novas opções, onde o mais importante é a escolha da combinação de todas as palavras de busca ("Match all Terms) ou de pelo menos uma (Match any Terms). Você pode ainda determinar o número de resultados da busca e seu detalhamento. O Lycos tem contra si o fato de parar de funcionar em horas importantes, provavelmente exausto diante de grande quantidade de conexões. A favor, apresentou muito menos resultados diante da palavra-chave "charlab", mas colocou em primeiro lugar minha própria home-page. Contra: endereço antigo, mostrando que a última adição ao banco de dados foi feita em julho.

Eis algumas das principais dicas para busca por palavra-chave no Lycos:

O sinal de menos "-" serve como exclusão na busca. "Sérgio -Charlab" vai procurar todo Sérgio que não seja o Charlab.
Evite símbolos e números.
Use um ponto após uma palavra-chave para que a busca seja exata. "Jornal." vai buscar somente a palavra "jornal", e ignorar "jornalista", "jornaleiro", etc.
Use um sinal de cifrão para procurar uma palavra da qual você desconhece uma ou mais letras ou que ampliar as possibilidades. "Bra$il" (para valer a grafia brasileira com "s" e a estrangeira com "z " ou "brasil$" para procurar também "brasileiro".

Esta foi a quinta parte da série sobre os mecanismos de busca e indexadores da Internet. Se você está gostando, avise aos seus amigos da Internet. Ainda vamos falar de vários mecanismos - inclusive os brasileiros - e softwares de busca. Eu acredito que dominar o uso das técnicas de busca nestes "oráculos digitais" é a melhor estratégia para quem quiser sentir-se à vontade com a Internet. Quem perdeu qualquer uma das partes anteriores pode pedir o texto digital enviando mensagem para este endereço especial: charlab@charlab.com.br.


* Sérgio Charlab (charlab@ax.apc.org) é editor-chefe de Seleções do Reader's Digest, colunista de "Ciberespaço" do Jornal do Brasil e autor dos livros "Você e a Internet no Brasil" e "O Seu Futuro Eletrônico".