Os Oráculos da Internet - série de reportagens de Sérgio Charlab, sobre os instrumentos de busca da Internet, conforme publicado na sua coluna "Ciberespaço", do Jornal do Brasil, e que o mesmo, gentilmente, nos autorizou a reproduzir, em DICAS da Semana.
Os oráculos digitais: Altavista (tutorial, parte 2)
O Altavista, quando surgiu, também surpreendeu ao oferecer potentes
buscas na Usenet. Trata-se do local em que usuários trocam mensagens
sobre temas específicos, os chamados newsgroups. Existem mais de 20 mil
newsgroups. O Altavista mantém um extraordinário arquivo de todas as
palavras de 70% destes newsgroups. E você pode e deve usar este recurso,
bastando para isso que, ao iniciar a busca, não se esqueça de mover o
menu de opção, trocando "web" por "usenet" (figura 1).
Numa busca Usenet, é possível procurar pelos campos das mensagens que lá
circulam, como "from", "newsgroups", "summary", "keywords". Se assim é,
então o leitor mais atilado já percebeu que o Altavista pode ser usado
como o "servidor" Usenet que muitos de nós, aqui no Brasil, não dispõem.
Experimente, por exemplo, "newsgroups:soc.culture.brazil" e você lerá as
mensagens que foram postadas no newsgroup "soc.culture.brazil".
Em muitos casos, a busca na Usenet é muito oportuna. Ali se pode ler
opiniões sobre assuntos tão variados como uma doença, um software, um
esporte. E você, ao ler as mensagens, pode pegar o e-mail de alguém e
escrever, fazer uma pergunta, começar uma amizade, trocar um favor. Eu
escrevi a palavra "Varig" e encontrei 94 respostas. Ali já se discute em
primeira mão as novas cores desta companhia aérea. Aliás, ao lado da
Iberia e da Alitalia, a Varig é considerada uma das mais anacrônicas no
que diz respeito à pintura de seus aviões. Sabe-se de tudo lá na Usenet.
Mas a busca mais "terrível" é o "from:e-mail". Pense bem: tudo o que
você escreve está sendo gravado lá e poderá ser lido pelos outros, na
semana seguinte, ou cinco anos depois (no caso de outros arquivos
Usenet). Suas palavras podem voltar para assombrá-lo! Seja cauteloso!
Quem testar "from:charlab@ax.apc.org" não encontrará muita coisa, pois
eu tenho um e-mail secreto para estas coisas. Mas você pode também
adicionar a linha "X-no-archive: yes" às suas mensagens na Usenet. Isso
impedirá que o Altavista as catalogue.
Há uma dica interessante sobre o Altavista para quem tem home-page e
fica curioso sobre a forma com que este mecanismo de busca a cadastra.
Você pode cadastrá-la a partir do "link" "Add URL", lá embaixo, na pá
gina principal do Altavista, ou então do Submit It ou ainda não fazer nada e esperar que, mais
cedo ou mais tarde sua página estará registrada no Altavista pelo
conteúdo das palavras que existirem lá. Mas você pode usar uma "tag"
especial para que a definição do Altavista siga o modelo que desejar.
Pode também definir as "keywords". Por exemplo:
<META name="description"
content="Seleções do Melhor da Internet para Brasileiros.">
<META name="keywords" content="Seleções, Internet, Brasil">
Não ultrapasse os 1.024 caracteres. Desta forma, o Altavista não
precisará reproduzir as primeiras palavras de sua home-page, sejam elas
quais forem. Poderá usar a sua definição. Quero ver agora se você
descobre como fazer para aumentar suas chances de o Altavista
classificar seu site entre os primeiros que aparecem na relação de
respostas diante de uma palavra-chave que lhe interessa. Por exemplo:
"jornal brasil" (mesmo sem as aspas) chama logo uma página do JB.
Você conseguiria ser habilidoso o suficiente para criar uma página
fictícia com a palavra-chave "sexo" de modo que ela aparecesse em
primeiro, entre as mais de 10 mil da resposta, numa busca no Altavista?
Se conseguir, me avise, porque será notícia e você vai contar aqui como
fez.
Isso parece uma brincadeira, mas não é. Hoje, tão importante quanto o
esforço dos designers para fazer uma bela home-page que chame e conduza
o visitante pelo site, é manter as portas "dos fundos" preparadas para
receber acessos de quem chega via mecanismos de busca e não está nem aí
para sua página principal. Se estiver planejando um site, pense nisso.
Também é possível usar os operadores AND, OR, NEAR e NOT ("e", "ou",
"próximo" e "não") nas buscas no Altavista. AND, OR e NOT são mais ou
menos claras. O NEAR garante a você que as duas palavras ou frases de
sua busca não deverão estar mais de dez palavras afastadas. Não é tão fá
cil assim perceber as nuances destas possibilidades avançadas ou fazer a
melhor escolha na hora de preencher a busca. Mas se você testar, evitar
a simplicidade de colocar uma palavra só, verá que não há razão para
muitas queixas sobre a quantidade de respostas do Altavista. Seus
resultados serão rápidos e certeiros.
Quando você ficar afiadíssimo, será tal qual Delfos e seu famoso oráculo. Diga a seus amigos que esta série do JB, que começou na semana
passada, continua na próxima terça em sua terceira parte. Até lá!
* Sérgio Charlab (charlab@ax.apc.org) é editor-chefe de Seleções do Reader's Digest, colunista de "Ciberespaço" do Jornal do Brasil e autor dos livros "Você e a Internet no Brasil" e "O Seu Futuro Eletrônico".