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Os Oráculos da Internet - série de reportagens de Sérgio Charlab, sobre os instrumentos de busca da Internet, conforme publicado na sua coluna "Ciberespaço", do Jornal do Brasil, e que o mesmo, gentilmente, nos autorizou a reproduzir, em DICAS da Semana.


Os oráculos digitais: Altavista (tutorial, parte 2)

O Altavista, quando surgiu, também surpreendeu ao oferecer potentes buscas na Usenet. Trata-se do local em que usuários trocam mensagens sobre temas específicos, os chamados newsgroups. Existem mais de 20 mil newsgroups. O Altavista mantém um extraordinário arquivo de todas as palavras de 70% destes newsgroups. E você pode e deve usar este recurso, bastando para isso que, ao iniciar a busca, não se esqueça de mover o menu de opção, trocando "web" por "usenet" (figura 1).

Numa busca Usenet, é possível procurar pelos campos das mensagens que lá circulam, como "from", "newsgroups", "summary", "keywords". Se assim é, então o leitor mais atilado já percebeu que o Altavista pode ser usado como o "servidor" Usenet que muitos de nós, aqui no Brasil, não dispõem. Experimente, por exemplo, "newsgroups:soc.culture.brazil" e você lerá as mensagens que foram postadas no newsgroup "soc.culture.brazil".

Em muitos casos, a busca na Usenet é muito oportuna. Ali se pode ler opiniões sobre assuntos tão variados como uma doença, um software, um esporte. E você, ao ler as mensagens, pode pegar o e-mail de alguém e escrever, fazer uma pergunta, começar uma amizade, trocar um favor. Eu escrevi a palavra "Varig" e encontrei 94 respostas. Ali já se discute em primeira mão as novas cores desta companhia aérea. Aliás, ao lado da Iberia e da Alitalia, a Varig é considerada uma das mais anacrônicas no que diz respeito à pintura de seus aviões. Sabe-se de tudo lá na Usenet.

Mas a busca mais "terrível" é o "from:e-mail". Pense bem: tudo o que você escreve está sendo gravado lá e poderá ser lido pelos outros, na semana seguinte, ou cinco anos depois (no caso de outros arquivos Usenet). Suas palavras podem voltar para assombrá-lo! Seja cauteloso! Quem testar "from:charlab@ax.apc.org" não encontrará muita coisa, pois eu tenho um e-mail secreto para estas coisas. Mas você pode também adicionar a linha "X-no-archive: yes" às suas mensagens na Usenet. Isso impedirá que o Altavista as catalogue.

Há uma dica interessante sobre o Altavista para quem tem home-page e fica curioso sobre a forma com que este mecanismo de busca a cadastra. Você pode cadastrá-la a partir do "link" "Add URL", lá embaixo, na pá gina principal do Altavista, ou então do Submit It ou ainda não fazer nada e esperar que, mais cedo ou mais tarde sua página estará registrada no Altavista pelo conteúdo das palavras que existirem lá. Mas você pode usar uma "tag" especial para que a definição do Altavista siga o modelo que desejar. Pode também definir as "keywords". Por exemplo:

<META name="description" content="Seleções do Melhor da Internet para Brasileiros."> <META name="keywords" content="Seleções, Internet, Brasil">

Não ultrapasse os 1.024 caracteres. Desta forma, o Altavista não precisará reproduzir as primeiras palavras de sua home-page, sejam elas quais forem. Poderá usar a sua definição. Quero ver agora se você descobre como fazer para aumentar suas chances de o Altavista classificar seu site entre os primeiros que aparecem na relação de respostas diante de uma palavra-chave que lhe interessa. Por exemplo: "jornal brasil" (mesmo sem as aspas) chama logo uma página do JB.

Você conseguiria ser habilidoso o suficiente para criar uma página fictícia com a palavra-chave "sexo" de modo que ela aparecesse em primeiro, entre as mais de 10 mil da resposta, numa busca no Altavista? Se conseguir, me avise, porque será notícia e você vai contar aqui como fez.

Isso parece uma brincadeira, mas não é. Hoje, tão importante quanto o esforço dos designers para fazer uma bela home-page que chame e conduza o visitante pelo site, é manter as portas "dos fundos" preparadas para receber acessos de quem chega via mecanismos de busca e não está nem aí para sua página principal. Se estiver planejando um site, pense nisso.

Também é possível usar os operadores AND, OR, NEAR e NOT ("e", "ou", "próximo" e "não") nas buscas no Altavista. AND, OR e NOT são mais ou menos claras. O NEAR garante a você que as duas palavras ou frases de sua busca não deverão estar mais de dez palavras afastadas. Não é tão fá cil assim perceber as nuances destas possibilidades avançadas ou fazer a melhor escolha na hora de preencher a busca. Mas se você testar, evitar a simplicidade de colocar uma palavra só, verá que não há razão para muitas queixas sobre a quantidade de respostas do Altavista. Seus resultados serão rápidos e certeiros.

Quando você ficar afiadíssimo, será tal qual Delfos e seu famoso oráculo. Diga a seus amigos que esta série do JB, que começou na semana passada, continua na próxima terça em sua terceira parte. Até lá!


* Sérgio Charlab (charlab@ax.apc.org) é editor-chefe de Seleções do Reader's Digest, colunista de "Ciberespaço" do Jornal do Brasil e autor dos livros "Você e a Internet no Brasil" e "O Seu Futuro Eletrônico".