Os Oráculos da Internet - série de reportagens de Sérgio Charlab, sobre
os instrumentos de busca da Internet, conforme publicado na sua coluna
"Ciberespaço", do Jornal do Brasil, e que o mesmo, gentilmente, nos autorizou a
reproduzir, em DICAS da Semana.
Os Oráculos Digitais: Yahoo! (Tutorial, parte 14)
O Yahoo! é mais um dos oráculos que cresce
lateralmente na Internet. Para satisfazer os 15 milhões de conexões diá rias que recebe
de mais de 90 países, o Yahoo! cada vez oferece mais serviços paralelos. Meu filho
Jacques, de 5 anos, por exemplo, mal sabe o que é o Yahoo!, mas confia plenamente no Yahooligans!, espécie de Yahoo! para crianças
operado pela mesma empresa do original. Lembre-se que, como o Yahoo!, o Yahooligans é
classificado por humanos e mantém um catálogo de sites de qualidade. Pode deixar seu
filho à vontade ali.
Como pai, minha queixa é apenas o idioma. Está tudo em inglês. Mas até nisso o Yahoo!
parece caminhar de lado em bom ritmo. Já existe um Yahoo!
France, um Yahoo! Deutschland e um Yahoo! Japan, fora outros de lingua inglesa como os do
Canadá e do Reino Unido. Alguém precisa dizer aos executivos da Yahoo! Inc. que aqui
temos 500 mil usuá rios da Internet que falam português! Afinal, já há Yahoo! especial
até para algumas cidades americanas.
Por falar nisso, hoje é uma empresa chamada Softbank Corporation, de origem japonesa,
quem dá as cartas no Yahoo!, com quase cerca de 30% das ações da empresa. Trata-se da
mesma que adquiriu 100% da ZDNet, a mais famosa editora de informática e que publica,
entre outras, a PC Magazine. E entre os "serviços paralelos"do Yahoo! está
até a publicação de uma revista, a "Yahoo! Internet Life".
Gosto de enfatizar o aspecto econômico e de business destas empresas porque são elas,
provavelmente, as que mais potencial de crescimento têm para a próxima década. Assim
como em 1980 Compaq e outras empresa surgiam aproveitando o nicho novo dos computadores
pessoais, agora são as empresas de "oráculos" e outros serviços Internet que
sonham em aproveitar a nova onda de negócios.
Provavelmente a vedete destes "outros" Yahoo! é o My Yahoo!. Ali você customiza (faz com que o Yahoo!
apresente informações especiais para você) tudo. Minha página, por exemplo, traz
sempre as notícias dos assuntos que eu quero ler e as cota ções das Bolsas e das
ações que me interessam. Infelizmente, nos resultados de esportes, ainda não posso
escolher dados sobre futebol brasileiro, mas já é um avanço poder visualizar a
temperatura do Rio, São Paulo e Brasília. Não vou entediar você descrevendo os passos
para fazer um registro gratuito no My Yahoo! É simples e de graça. Investigue o
"Firefly", que a partir de algumas respostas de suas preferências passará a
dedicar-se a localizar sites só para seu deleite.
Pode ser que sistemas "inteligentes" e personalizáveis como o My Yahoo! (já
vimos outros similares nesta série dos "Oráculos") possam representar
concorrentes de classe para as empresas jornalísticas na Internet. Explore o My Yahoo!
Monte suas escolhas a partir dos botões de "My Internet", "My News" e
"My Contacts".
O Yahoo! dispõe ainda de um mecanismo de páginas amarelas, em parceria com a Lookup
USA para cidades americanas (só de brincadeira, escrevi "Rio" e descobri que
existem cinco cidades com o nome de "Rio" nos EUA!). As páginas amarelas no
estilo Yahoo! representam uma idéia e tanto para empreendedores digitais brasileiros. Vi
aqui no Brasil uma em http://www.paginasamarelas.com).
Quem vai viajar para os EUA não deve deixar de consultar. E use o sistema de mapas que
está lá e lhe mostra o ponto exato de cada pequeno comércio da cidade. (Pode deixar
cair o queixo, porque é mesmo impressionante.) Como usar? Escreva na ranhura de busca,
por exemplo, Orlando. Existem três cidades com este nome. Selecione a da Flórida (FL).
Você vai ficar diante de um subYahoo! só para o comércio/serviços de Orlando. Como
toco bateria, resolvi procurar uma loja do gênero. Claro que há muitas lá e que eu
conheço bem. Quando as encontrei, foi porque abri o catálogo de páginas amarelas do
hotel. Agora, posso chegar a Orlando com todos os endereços e mapas de que necessito. Ao
fazer a procura, recebo o nome, endereço, distância e mapa da loja.
Bem, mas o que é que há comigo? Não chega a ser tão extraordinário assim, pois até o
Lycos oferece serviço similar (http://www.vicinity.com/yt.hm?&FAM=lycos&CMD=FILL&SEC=ytstart).
Também são atrações do Yahoo! as notícias oferecidas em parceria com a Reuters (http://www.yahoo.com/headlines/), cotações de
ações (http://quote.yahoo.com/), e resultados
esportivos (http://sports.yahoo.com/).
O mecanismo de busca do Yahoo!, simples, ganhou reforço com o "http://search.main.yahoo.com/". Há ótimas
opções, como a colocação dos sinais [c], [s], [n] ou [e] na frente da palavra-chave
(como em "[e]music") para restringir a busca, respectivamente, às categorias do
próprio Yahoo!, Web sites, Usenet e os "Net Events", espécie de guia de
programação de TV, no caso, da Internet (veja direto em http://events.yahoo.com/). As outras opções de busca
são similares às do AltaVista.
Não tenho muito mais espaço e certamente não vamos fazer uma outra parte ainda sobre o
Yahoo! Por isso, espie em http://www.yahoo.com/docs/family/more.html
para ver o conjunto das ofertas de serviços do Yahoo!.
Esta foi a décima quarta parte da série que ameaça entrar 1997 apresentando os
mecanismos de busca e indexadores da Internet. Os que chegaram agora podem pedir os textos
anteriores da série enviando mensagem para este outro endereço: charlab@charlab.com.br. E eis aqui o leitor
Cleverson (clever@iq.ufrj.br), que faz
pós-Graduação em Química Orgânica na UFRJ, descrevendo suas experiências com o
DejaNews.
"Andei fazendo algumas pesquisas no DejaNews e confesso que fiquei impressionado.
Realmente parece que lá [na Usenet] se conversa sobre tudo o que se possa imaginar. Só
fiquei decepcionado porque na minha á rea de interesse (no caso, relativo ao meu
trabalho) havia muitas mensagens de cunho comercial. Mas consegui extrair um artigo
interessante com aproximadamente seis páginas de um pesquisador desta minha área (era
uma FAQ). Só por isso já valeu a pena."
Valeu a pena? Mas claro, seis páginas de FAQ (Frequently Asked Questions) mastigadinha
(são perguntas já acompanhadas das respostas - h á um monte delas a partir de http://www.cis.ohio-state.edu/hypertext/faq/usenet/).
"Por isso [segue Cleverson, agora levantando a bola da coluna e aliviando a
consciência do colunista pelo fato de estar entrando no buraco sem fundo da série dos
" Oráculos"], quero dar-lhe parabéns pela sequência de artigos. Você esta
nos apresentando alguns elementos dentro da Internet que não são de conhecimento geral
(eu mesmo só conhecia as search engines mais populares como Alta Vista e Yahoo!).
Continue expandindo os nossos horizontes. Obrigado. Sobre a aposta [quantas partes terá
esta série?]. Acho que se o Yahoo! for o último, então teremos mais uns quatro artigos.
Mas pela amostra que a Internet nos dá, talvez não tenha fim."
Será?
* Sérgio Charlab (charlab@ax.apc.org) é editor-chefe de Seleções do
Reader's Digest, colunista de "Ciberespaço" do Jornal do Brasil e autor dos
livros "Você e a Internet no
Brasil" e "O Seu Futuro Eletrônico".