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Os Oráculos da Internet - série de reportagens de Sérgio Charlab, sobre os instrumentos de busca da Internet, conforme publicado na sua coluna "Ciberespaço", do Jornal do Brasil, e que o mesmo, gentilmente, nos autorizou a reproduzir, em DICAS da Semana.


Os Oráculos Digitais: Yahoo! (Tutorial, parte 13)

O que têm em comum o Chevere!, Explora Mexico, Robohoo!, YoPet!, Adultinks, Cadê?, Fantastico!, Jubii!, Naughty Linx, Ole!, Ozu, Seznam, Snoohoo!, Uffda!, Walla!, Who's Hoo in South Africa, Woohoo!, Yahala!, Yahho, Yaih?, Yeehaw, Yehaa!, YEOWSA!, YiPPiE!, Yoohoo!, Yoohoo! Lesbians! e o yOyee! Net?

São todos "Yahoo! Inspired". Ou seja, inspirados no Yahoo!.
E se é verdade que as coisas bem feitas são logo copiadas, então o Yahoo! está no bom caminho. O Yahoo! surgiu em abril de 1994 e era apenas um hobbie de David Filo e Jerry Yang, candidatos a um doutorado em Engenharia Elétrica na Universidade de Stanford, na Califórnia. O nome é um acrônimo para "Yet Another Hierarchical Officious Oracle". Bem, a empresa hoje é a Yahoo! Inc. Tem ações em bolsa e 340 anunciantes na carteira. Ainda está em fase de amadurecimento, por isso perde dinheiro. Mas sua liderança entre os mecanismos de busca, com oferta diária de 14 milhões de páginas para os usuários, põe o Yahoo! numa situação bem especial.

Um dos pioneiros e certamente o mais popular mecanismo de busca da Internet, o Yahoo!, um "oráculo diretório", baseia sua funcionalidade na classificação do World Wide Web em categorias. São 14 as categorias principais do Yahoo!: Artes e Humanidades, Economia e Negócios, Computadores e Internet, Educação, Entretenimento, Governo, Saúde, Notícias e Mídia, Recreação e Esportes, Referência, Regional, Ciência, Ciências Sociais, e Sociedade e Cultura. Naturalmente, tudo isso devidamente no idioma pátrio do Yahoo!, o inglês.

A partir de umas das 14 categorias, você, mesmo sem fazer qualquer busca por palavra-chave, pode refinar a procura. Clique, por exemplo, em "Society and Culture" e você verá dezenas de subcategorias, como "Relationships". O número à direita indica quantos sites estão catalogados, o que, no caso de "Relationships", chega a 202. Clique ali e vai obter mais umas duas dezenas de (sub) subcategorias, como "Romance", que aparece com 41 sites. Clique em "Romance" e você estará diante de mais algumas (sub)(sub) subcategorias e vários sites com endereço e breve descrição, como o "Cupid's Love Notes", a partir do qual você envia um galanteio digital para a pessoa que ama. Naturalmente, se já ao acessar a página inicial do Yahoo! você resolver fazer uma busca por palavra-chave usando para isso a palavra "cupid", vai receber 26 respostas, das quais a última é exatamente o "Cupid's Love Notes".

Como o Yahoo! é um oráculo de diretórios, através dele mesmo é fácil pesquisar a popularidade dos sites de mecanismos de busca na Internet (http://www.yahoo.com/Computers_and_Internet/Internet/World_Wide_Web/Sea rching_the_Web/). Segundo o Yahoo!, são 144 diretórios e 35 índices. Chegam a 103 o número de páginas que reúnem vários mecanismos de busca em forma simplificada e a 104 o número de mecanismos de busca propriamente ditos. Além dos já mencionados "Yahoo! Inspired", entre os quais os brasileiros Yaih? E Cadê?, existe ainda a categoria de "Yahoo! Parody" (paródia), e um destes merece a sua visita: o Yancovic!.

Mas voltando ao sistema de categorias do Yahoo!, você pode usar uma ou mais palavras-chaves para achar o que procura. Clique em "options" e haverá a chance de escolher o local de busca (no próprio Yahoo!, na Usenet - via Deja News - e num catálogo de e-mails - via Four11); o uso do boleano "AND" ou "NOT", para você combinar ou excluir palavras-chaves na busca; a quantidade de resultados exibidos por tela; e o uso das palavras completas ou não para localizar os resultados.

Sendo um "Oráculo Diretório", ao Yahoo! nunca coube destaque no trabalho de vasculhar a imensidão de sites da rede. Seu banco de dados, embora classificado por seres humanos (o que, felizmente, ainda traz algumas boas vantagens) é modestíssimo perto dos arquivos dos demais mecanismos de busca. Portanto, o Yahoo! só é bom para coisas mais genéricas, e não para buscas de termos específicos. Ao apresentar resultados, primeiro lista categorias, depois sites avulsos. "Rio de Janeiro", por exemplo, é resultado da categoria "Regional" e subcategorias "Countries", "Brazil" e "States". O Yahoo! exibe esta informação assim: Regional:Countries:Brazil:States:Rio de Janeiro.

Mas nem tudo está perdido para buscas mais específicas. Fãs do Yahoo! podem perfeitamente utilizá-lo como ponto de partida. Não só o Yahoo! está desenvolvendo um novo mecanismo de busca (que você acessa a partir da referência "Try Our New Search"), à direita, na página principal, como toda busca apresenta, logo acima da lista de resultados, a chance de procurar no "AltaVista Web Pages". Isso é resultado do acordo entre o Yahoo! e o AltaVista. Se sua busca no Yahoo! não der qualquer resultado, automaticamente você já receberá os resultados da busca no AltaVista. Se não bastar, no final da lista de resultados, aparecem ainda as referências para outros mecanismos ("Other Search Engines"), como o Alta Vista , Image Surfer, WebCrawler, HotBot, Lycos, Infoseek, Excite e DejaNews. Clicando num destes, você não precisa escrever as palavras-chaves de sua busca; o Yahoo! automaticamente repassa as palavras-chaves utilizadas para estes outros mecanismos. É rápido e interessante.

Junto ao Excite e ao HotBot, o Yahoo! acaba de ser escolhido como "Editor's Choice" pela PC Magazine norte-americana. A revista fez uma avaliação comparativa dos dez principais mecanismos de busca (http://www.pcmag.com/iu/srchsite/_open.htm): AltaVista, Excite, HotBot, Infoseek, Lycos, Magellan, Open Text, WebCrawler, WWW Worm e o Yahoo! Há quem diga que vem acompanhando com atenção esta coluna (hehehe...). Mas é interessante notar como a reportagem destaca que "nenhum único mecanismo de busca é capaz de dar conta de todas as tarefas". O Excite (parte 9 deste tutorial) levou o título de melhor para buscas genéricas, apresentando alto percentual de respostas relevantes.O HotBot (parte 3 deste tutorial), ganhou destaque ao combinar seu enorme banco de dados de texto completo das páginas Web com uma sofisticada interface de busca. E o nosso Yahoo! de hoje ganhou como melhor diretório Web, com classificação de alta qualidade dos sites de suas 14 categorias e milhares de subcategorias.

Tem mais Yahoo! semana que vem. Até lá, procure instalar o "my yahoo! news ticker" (para Windows 95! ou NT 4.0 apenas - usuários de Macintosh e Windows 3.1 serão atendidos em breve, eles prometem - e para quem usa qualquer versão do Netscape ou Explorer versão 3.0). É bem interessante para quem quer ter notícias enquanto navega pela rede. Está em http://my.yahoo.com/ticker.html.

Esta foi a décima terceira parte da série sobre os mecanismos de busca e indexadores da Internet. Os 27 leitores que apostaram que a série terminaria na décima segunda parte já não ganham mais. Apostas estão sendo aceitas para ver quem adivinha em que parte a série chegará ao fim. Histórias verdadeiras, instrutivas ou pitorescas, sobre o uso de mecanismos de busca são bem-vindas e devem ser enviadas para meu endereço usual, charlab@ax.apc.org. Os que chegaram agora podem pedir os textos anteriores da série enviando mensagem para este outro endereço: charlab@charlab.com.br

Não sou fã de festas e comemorações, mas quero registrar meu agradecimento ao leitor de Ciberespaço, a primeira coluna sobre Internet na imprensa brasileira e que agora completa dois anos.


* Sérgio Charlab (charlab@ax.apc.org) é editor-chefe de Seleções do Reader's Digest, colunista de "Ciberespaço" do Jornal do Brasil e autor dos livros "Você e a Internet no Brasil" e "O Seu Futuro Eletrônico".